Nossa Última Intervenção foi de uma vibração ancestral única!
Axé e obrigada a todos/as que compartilharam conosco mais um momento de troca
e encontro. "Vamos que vamos" porque a caminhada é longa, salve nossos ancestrais,
salve as histórias e ritmos que "embalam" o nosso cortejo!
Nesse mês de setembro o
"NAN Canta / Conta com os ERÊS".
Dia 24 de setembro, as 14h00min, iniciando na Praça do Centro Histórico de São José,
uma Intervenção especial PARA AS CRIANÇAS, com contos - cantos africanos.
*Alguns informações sobre os "Erês, Ibejis, Bejadas ou Cosme e Damião":
"As festas para Ibeiji, tem duração de um mês, iniciando a 27 de setembro (Cosme e Damião) e terminando a 25 de outubro, devido a ligação espiritual que há entre Crispim e Crispiniano com aqueles gêmeos, pela sincretização que houve destes santos católicos com os "ibejis" ou ainda "erês" (nome dado pelos nagôs aos santos-meninos que têm as mesmas missões)."
"Ibeijada, Erês, Dois-Dois, Crianças, Ibejis, são esses vários nomes para essas entidades que se apresentam de maneira infantil."
"No Candomblé, o Erê, tem uma função muito importante. Como o Orixá não fala, é ele quem vem para dar os recados do pai. Estas entidades são a verdadeira expressão da alegria e da honestidade, dessa forma, apesar da aparência frágil, são verdadeiros magos e conseguem atingir o seu objetivo com uma força imensa."
"Uma curiosidade: Cosme e Damião foram os primeiros santos a terem uma igreja erguida para seu culto no Brasil. Ela foi construída em Igarassu, Pernambuco e ainda existe."
"Mesmo com tantas diferenças é possível notar-se a maior características de todos, que é mesmo a atitude infantil, o apego a brinquedos, bonecas, chupetas, carrinhos e bolas..."
Os erês, ibejis, beijdas ou crianças simbolizam a pureza, alegria, inocência e singeleza. E é nesse ambiente que o NAN pretende comemorar esse período dedicado às crianças.
Axé,
NAN
*As citações acima foram retiradas do seguinte site:
Fotos disponíveis no site:
lindo!!!!!
ResponderExcluirVamos que vamos...